Projetos

Projeto de Sensibilização Ambiental " O cano é que paga"

O projeto “O cano é que paga!” é promovido pela SIMLIS, e consiste na implementação de uma campanha de sensibilização ambiental, cujos principais objetivos são: informar e alertar para as consequências da colocação de resíduos nos esgotos; alertar para os prejuízos e quebras de serviço, causados por entupimentos e obstruções; sensibilizar para a adoção de boas práticas; apelar a uma gestão racional deste tipo de resíduos e finalmente reduzir o número de entupimentos e obstruções nas infraestruturas de saneamento.

Conceito Criativo
Tendo em conta que as consequências do problema não são visíveis para a maior parte da população e que a problemática não é de fácil assimilação, pois estamos a falar de hábitos há muito instalados e, por isso mesmo, de difícil alteração, o desafio passou por encontrar uma forma criativa e apelativa de colocar a mensagem na mente do público-alvo.

Nesse sentido, desenvolveu-se um conceito que parte de uma música que já faz parte da cultura portuguesa, “O corpo é que paga” de António Variações, mas com letra adaptada à mensagem a passar. A música, associada a um videoclip em jeito de karaoke, está disponível no canal de youtube e na página de facebook da campanha, servindo de âncora a várias peças de comunicação, através da integração de um QRCode.

Considerando a forte componente musical do conceito criativo, decidiu-se alargar o projeto às artes-plásticas, promovendo-se a educação pela arte, através de uma mensagem unificadora de transmissão de boas práticas;

Ações
Estão já previstas uma série de iniciativas integradas neste projeto, particularmente uma campanha online, de media e de outdoor, eventos e ações de rua, exposições, atividades junto da comunidade infanto-juvenil e suportes gráficos de apoio à divulgação, entre outras.
Parcerias e Colaborações

A campanha conta com diversas parcerias, nomeadamente com os municípios da área de intervenção da SIMLIS, com o Leiriashopping, a ROCA e os SMAS de Leiria e com a colaboração da Renova, da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), Valorlis e Bruno Gaspar.





Campanha "Óleo no peixe, só para fritar"!

A SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, SA e a Câmara Municipal de Ourém estão a  promover a campanha "Óleo no peixe só para fritar". Trata-se de uma campanha de sensibilização, destinada a proprietários de hotéis, restaurantes, cantinas, entre outros estabelecimentos e tem como objetivos:
  • Envolver os cidadãos, em particular proprietários de restaurantes, hotéis, cantinas, entre outras instituições para a correta deposição destes resíduos;
  • Demonstrar as vantagens da reciclagem dos OAU;
  • Garantir um destino final adequado aos OAU.



Sabia que:
Os óleos alimentares usados (OAU) são um resíduo resultante da fritura de alimentos. A descarga destes OAU, bem como de outras gorduras associadas ao processo de confeção de alimentos, na rede de águas residuais, contribui para a ocorrência de entupimentos na rede de saneamento - por acumulação de gorduras - assim como, para a libertação de odores. Origina graves problemas ambientais na gestão do tratamento das águas residuais nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) o que provoca danos ao ambiente, e aos meios aquáticos em particular.
Para assinalar o arranque desta iniciativa foi realizado o  seminário "Águas Residuais da Hotelaria e Restauração. Implicações dos Óleos e Gorduras na Gestão de Coletores e Sistemas de Tratamento"








A SIMLIS implementa um novo projeto interno, o SIMSaúde

Este projeto visa promover a saúde e o bem-estar físico e mental dos colaboradores da empresa.
A implementação do SIMSaúde contempla a realização de diversas ações, com as quais se pretende melhorar a qualidade de vida dos colaboradoes, incentivar à adoção de novos hábitos de vida saudável, promover o relacionamento e desenvolvimento pessoal, prevenir a ocorrência de lesões e contribuir para a motivação e autoestima.






SIMLIS promove projeto de reabilitação ribeirinha da Pista de Pesca do vale do Lis

Dando continuidade ao investimento da empresa na requalificação do leito e margens do rio Lis, a SIMLIS é parceira do Grupo dos Amigos Pró Lis, Câmara Municipal de Leiria e Juntas de Freguesia de Monte Real e Carreira, no desenvolvimento de um projeto que visa a valorização ambiental da Pista de Pesca do Vale do Lis.
Amplamente reconhecida pela sua biodiversidade, a Pista de Pesca do Vale do Lis foi agora reconhecida pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, que elegeu esta pista para receber 8 provas do Campeonato Nacional de Pesca Desportiva. Um resultado do investimento realizado nos últimos tempos, com o objetivo de requalificar o leito e margens do Rio Lis. A pista, pertencente a Monte Real e Carreira, aproveita a grande extensão de água retida pelo açude insuflável das Salgadas, integrado no Plano de Rega do Vale do Lis.
No sentido de promover melhoria ambiental deste troço do rio Lis, pretende-se desenvolver um projeto que visa a sua requalificação para a prática da pesca desportiva com qualidade de referência internacional, respeitando os objetivos da Diretiva Quadro da Água e Lei da Água. Para a concretização deste objetivo selecionam-se soluções técnicas de engenharia natural para melhoria da qualidade da água, contenção de espécies invasoras e estabilização de margens; promove-se o reordenamento dos espaços envolvente para usos múltiplos e definem-se espaços de habitat para a flora e fauna autóctone; seleciona-se placares pedagógicos e informativos; promove-se a gestão contínua do espaço fluvial com a integração de parcerias de modo sustentável e com o envolvimento e participação pública dos utilizadores e da comunidade local.
Este desafio promove uma nova abordagem aos problemas das linhas de água, tendo em consideração as funções ecológicas, a sua importância económica, cultural e social, e assim criar condições de valorização dos recursos hídricos para a melhoria da qualidade de vida da população local e das condições de prática de pesca desportiva.

Projeto Rios
O Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água. 
A implementação deste projeto pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral. 
Muitos problemas ambientais de degradação são recorrentes no meio hídrico e encontram-se principalmente nas zonas envolventes das áreas edificadas especialmente devido a, descargas de águas residuais domésticas e industriais, poluição agrícola, deposição de entulhos, construções desmedidas no leito de cheia, destruição da galeria ripícola e canalização de troços com consequências diretas ao nível do ecossistema ribeirinho. 
O Projeto Rios, com origem na Catalunha e mais tarde na Galiza, foi lançado em Portugal pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e pela Associação de Professores de Geografia (APG). Neste momento conta com vários parceiros como é exemplo: o CEG – Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; o Ministério da Educação (DGIDC); o Instituto da Água (INAG); a Liga para a Proteção da Natureza (LPN); Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e algumas escolas básicas e secundárias que desde o inicio aderiram ao Projeto Rios (Santos, 2006). 
O Projeto Rios tem como principal objetivo concretizar um plano de adoção de um troço de um rio ou de uma linha de água de menor dimensão. Para auxiliar esta tarefa, de forma sustentada, são fornecidos materiais didáticos e várias informações incluindo as metodologias a seguir neste processo. 
Assim neste Projeto Rios é possível aprender a valorizar a sua importância, implementar uma rede nacional através da observação, monitorização, vigilância, visando a conservação e adoção de diferentes troços de rios. Pretende-se ainda desencadear um conjunto de atividades experimentais de educação ambiental e participação pública para auxiliar a implementação da Diretiva Quadro de Água. 
Pedro Teiga
Aluno de Doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,
Colaborador do Grupo Água da LPN.


A SIMLIS encontra-se a desenvolver este projeto na sua área de intervenção. 
Assim, adote um troço de rio e ajude-nos a preservar os ecossistemas!





SIMLIS conquista sorrisos no CRIF
O projeto “Conquistar Sorrisos”, um projeto de responsabilidade social, através do qual a empresa tem vindo a apoiar o Centro de Recuperação Infantil de Fátima (CRIF). Para este ano letivo está previsto um apoio para construção de uma horta biológica, durante o qual se prevê a realização de sessões teórico-práticas sobre cultivo, em modo biológico e sustentável, plantação de plantas aromáticas, medicinais e hortícolas, e construção de uma pequena estufa, bem como a realização de um workshop, sobre plantas aromáticas e medicinais. 
A SIMLIS vai, ainda colaborar, no enriquecimento da oferta pedagógica e artística desta instituição, promovendo a realização de sessões de musicoterapia.


Sobre o CRIF:
O CRIF é uma IPSS que apoia indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE) de carácter permanente e transitório (Deficiência Mental), oriundos dos concelhos de Ourém, Batalha, Porto de Mós e Leiria. 
Neste momento, está funcionalmente organizada em três unidades, que operam como respostas sociais, com objetivos e metodologias específicas e que se centralizam no mesmo espaço:


  • Área Sócio – Educativa;
  • Formação Profissional;
  • CAO – Centro de Atividades Ocupacionais.